Ainda vale a pena abrir uma loja virtual de informática

A maioria das pessoas acreditam que abrir uma loja virtual de informática não é uma boa ideia, visto a quantidade de lojas que já existem no mercado. Mas elas continuam sendo uma uma ótima opção para a criação de um comércio eletrônico e podem trazer resultados surpreendentes.

A questão de como criar uma loja virtual, não é mais mistério, o importante agora é saber diferenciar a sua loja dos concorrentes e encontrar as ferramentas certas para que ela dê certo. Mas qual seria o segredo para o sucesso nesse segmento tão disputado?

Visão do Setor

O setor de lojas de informática é bem disputado com muitos participantes, mas uma de suas características é que a grande maioria está concentrada nos grandes centro urbanos, deixando de lado o interior do Brasil, onde tem um mercado enorme e carente de produtos informática. Saber como atingir esse mercado de forma eficiente é o primeiro passo para o sucesso de uma loja virtual nesse segmento. Ofereça o que há de mais moderno e dentro dos padrões do seu público alvo, levando pela internet todas as vantagens que o público dos grandes centros urbanos possuem. Não será fácil, mas o resultado tem tudo para ser compensador.

Nicho de Mercado

Em qualquer comércio a escolha de um nicho de mercado pode fazer muita diferença para o sucesso da empresa. Não tente vender de tudo, faça de tudo para ser uma referência dentro de um determinado segmento. Por exemplo, armazenamento de dados, memórias, monitores etc. As lojas virtuais de informática de maior sucesso são justamente as que trabalham explorando um ou dois segmentos específicos. Isso as torna um referencial neste tipo de produto em termos de vendas pela Internet.

Credibilidade

Neste segmento de mercado já foi feita muita besteira no passado e os novos comerciantes pagam por esse passado nada glorioso. Por isso use a primeira página da sua loja virtual para passar toda tranqüilidade e credibilidade possível aos seus clientes. Disponibilize todas as informações sobre sua loja dando total transparência sobre quem é você e a sua equipe. Faça seu visitante entender que sua loja existe e é séria.

Garantia e Procedência

Trabalhe com produtos de qualidade reconhecida e garantia real para que seu cliente tenha segurança na compra. Tudo deve estar devidamente documentado com certificados de garantia e a nota fiscal. Você deve dar um destaque especial a este item, deixando essas informações em um lugar bem visível na loja, desta forma você poderá tirar vantagem das barbeiragens que já andaram fazendo neste mercado. Transmitindo esse tipo de confiança aos seus clientes, eles vão se manter fiéis e certamente retornarão à sua loja para efetuar novas compras.

Entrega

Os consumidores de produtos de informática geralmente tem pressa em adquirir o produto, seja porque precisam consertar a máquina ou por estarem fazendo um upgrade. Essa turma é bem mais apressada que o resto dos consumidores de lojas virtuais, e justamente por isso a rapidez na entrega vai lhe trazer um diferencial todo especial. Como a grande maioria das peças é pequena e leve, vale a pena utilizar as formas mais rápidas como Sedex e até oferecer frete grátis como atrativo.

Marketing Digital

A criatividade em suas promoções é essencial para o sucesso da loja virtual em um setor competitivo como este. Participe de sites de comparação de preços de informática, como o BoaDica, o Buscapé e o Comprapé, dentre outros, para atingir clientes específicos ao seu ramo de atuação. Assim você conseguirá gerar um tráfego mais qualificado para o seu site e terá um maior retorno do seu investimento em marketing digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.