Air bag exige alguns cuidados para ser usado com segurança

Uso incorreto pode causar lesões graves ou até fatais. Equipamento não passa por nenhuma revisão específica, mas é preciso ficar atento aos avisos no painel.

Crash test frontal com acionamento do air bag
Crash test frontal com acionamento do air bag

A partir do próximo ano o air bag passa a ser item obrigatório em todos os veículos fabricados e vendidos no Brasil. Mas o que é o air bag? O air bag  é um dispositivo de segurança complementar ao cinto de segurança, que garante a retenção do ocupante para que o air bag funcione corretamente.

Segundo a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, o equipamento não é projetado para funcionar em qualquer tipo de colisão. A desaceleração do veículo, o ângulo de colisão e o risco de lesão grave ou fatal, são os parâmetros usados para controlar o acionamento do air bag.

O uso incorreto do air bag pode até matar, caso o ocupante do veículo esteja sem o cinto de segurança. A posição correta também é muito importante para que tudo funcione corretamente, por isso é recomendável não dirigir muito próximo do volante, manter os braços na posição correta ao segurar o volante e não ficar com os pés em cima do painel.

Esquema de funcionamento do air bag
Esquema de funcionamento do air bag

Também é recomendado que nunca leve objetos entre você e a área do air bag, pois as lesões poderão ser agravadas. Crianças ou animais domésticos no colo, prática comum (e incorreta, proibida pelo código de trânsito), pode ser um perigo, para eles e para você, aumentando muito as chances de lesões graves ou fatais.

Manutenção

Apesar do air bag não precisar passar por revisões, é preciso ficar atento a luz do painel de instrumentos que indica anomalias no sistema. Caso ela permaneça acesa após ligar o veículo, acenda durante o uso normal do veículo ou não acenda por alguns segundos durante a partida, o veículo deverá ser levado a uma oficina especializada para que o sistema do air bag seja inspecionado.

Outra dúvida comum é se o air bag poder ser recuperado após um acidente. A resposta é não! Caso ele seja acionado, todo o sistema deverá ser revisto e as peças necessárias terão que ser trocadas.

Cuidado com oficinas que não sejam especializadas, muitas apenas retiram a lâmpada do painel de instrumentos que serve para indicar o funcionamento e anomalias no sistema (como já foi dito acima), e com isso passa a falsa impressão de que o problema foi resolvido.

Não se esqueça que você, como proprietário do veículo, deve ler atentamente o manual do proprietário de seu automóvel para obter informações detalhadas sobre o funcionamento do air bag em seu veículo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.