Aprenda a envelopar o teto do carro em 10 passos

teto-envelopado

Você já deve ter visto diversos carros com o teto na cor preta, que geralmente é diferente do restante da carroceria e dá um destaque no veículo, fazendo parecer ser um teto de vidro dependendo do ângulo que se olhe. A técnica usada para dar esse efeito se chama envelopamento, onde uma película adesiva, geralmente na cor black piano (preto brilhoso) ou fosca, é colada no teto do carro.

Você pode encontrar lojas especializadas que cobram por volta de 180 reais, dependendo do seu carro. Mas se você deseja envelopar o teto do carro sem gastar muito dinheiro, basta comprar o adesivo, que custa em média R$ 30,00 o metro quadrado, e seguir as dicas abaixo para envelopar o carro em casa.

Recomendo que leia e releia o passo-a-passo abaixo antes de iniciar o processo. Só coloque em prática caso tenha entendido muito bem como se faz. Recomendo também que todo o processo seja feito em duas pessoas. Você vai precisar basicamente de: adesivo, borrifador, estile de corte e um soprador térmico ou um secador de cabelos.

Passo 1: Faça uma lavagem básica do carro. Você pode lavar somente o teto, mas tome cuidado pro adesivo não pegar sujeira de outras partes do veículo, por isso recomendo lavar ele inteiro. Todo o processo deve ser feito lugar com sombra.

Passo 2: Remova a antena do teto caso o veículo possua.

Passo 3: Utilize um borrifador com sabão neutro. Recomenda-se 5 gotas para cada litro de água.

Passo 4: Borrife a mistura do passo 4 em todo o teto do carro.

Passo 5: Separe a parte branca do adesivo black piano e aplique a mistura com sabão também sobre o adesivo.

Passo 6: Coloque o adesivo em cima do teto do veículo e com a espátula tirar as bolhas de ar. Basta ir empurrando as bolhas de ar em direção a borda do teto.

Passo 7: Assim que tiver removido todas as bolhas grandes, com um estilete e muito cuidado, ira remover o excesso do adesivo, cortando toda a sobra em torno do teto mas deixando uma pequena sobra para fazer o acabamento.

Passo 8: Após cortar as bordas do adesivo, utilize um secador onde tiver pequenas bolhas de ar e com ajuda da espatula vá empurrando essas bolhas para as bordas do teto.

Passo 9: Agora com um secador de cabelo você irá fazer o acabamento. Empurrando com a espátula as sobras do adesivo para dentro das valetas do teto, com a ajuda do secador para moldar o adesivo nas valetas.

Passo 10: É recomendável manter o carro a sombra por 2 dias, para que a mistura de água e sabão seque bem lentamente, assim evitando o aparecimento de novas bolhas.

Como você pôde ver a técnica é bem parecida com a usada para colocar película nos vidros. Bom trabalho!

2 Comments on “Aprenda a envelopar o teto do carro em 10 passos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.