Casa Contêiner: uma nova opção de moradia rápida e sustentável

A casa contêiner é uma nova opção em moradia econômica e sustentável
A casa contêiner é uma nova opção em moradia econômica e sustentável

Quem não gostaria de morar numa casa que reúne conforto, sustentabilidade e inovação como características? Esta é a moradia moderna de 2014 que, apesar de ainda ser uma ideia tímida, promete ganhar cada vez mais espaço no mercado: as casas contêineres.

Isso mesmo, casas construídas a partir de um contêiner, estrutura de aço, alumínio ou fibra, que basicamente tem a função de transportar cargas em navios, trens ou aviões, mas que estão sendo usados para outros fins.

Casos de sucesso nos EUA e na Europa mostram como a imaginação pode desenvolver projetos fantásticos de residências econômicas com comodidade. No Brasil, a idealização destas moradias ainda caminha lentamente, mas já é possível notar um crescimento de interesse em algumas áreas do país.

Conheça as vantagens de uma casa contêiner

Economia

Diante da alta especulação mobiliária que vivemos no Brasil, a casa contêiner se mostra uma ótima opção de economia. Por exemplo, um apartamento de 60 m² na região nobre de São Paulo pode custar cerca de 730 mil reais, já em regiões mais afastadas do centro paulistano, o custo cai para 165 mil reais, enquanto a casa contêiner de mesmo tamanho tem valor estimado em 80 mil reais, preço bem mais em conta. Há uma estimativa de que cada metro quadrado destas casas custe entre 1,1 e 3 mil reais.

Planejamento e Design

Por não serem moradias tradicionais, elas necessitam de alguns cuidados para se adequar a alguns padrões como isolamento térmico e acústico, além de boa circulação de ar e localização dos cômodos em relação ao sol. Apesar disso, o conforto é garantido, pois quase na totalidade dos casos as casas ficam próximas a lugares repletos de vegetação e belezas naturais, como praias, campos e lagos.

Quem não adora comprar móveis e itens para deixar a casa decorada com seu gosto? Essa é uma das maiores vantagens da moradia, visto que se pode usar e abusar da imaginação. Como o design não é tradicional, é possível inovar como alguns exemplos ao redor do mundo com casas totalmente recicláveis, jardim no teto ou até janelas gigantes.

Interior decorado de uma casa contêiner
Interior decorado de uma casa contêiner

Tempo de construção e financiamento

É comum sair pelas ruas e observar construções novas que demoram anos e anos para ficarem prontas ou quando se compra um apartamento na planta, os prazos de entrega quase sempre são estendidos. Já o período de entrega de uma casa contêiner é incrivelmente ágil, já que de 45 a 60 dias, uma dessas moradias pode ficar pronta, poupando tempo e dor de cabeça.

O que pode ser desfavorável é a dificuldade no pagamento, pois como não é uma casa “normal”, os bancos estatais ainda não financiam o projeto, apenas alguns privados.

Além desta parte burocrática, é indispensável ter a posse de um terreno, ou seja, antes de pensar no projeto e contratar algum arquiteto ou empresa que faça e execute o planejamento da compra de um contêiner, é necessário ter uma área com boa infraestrutura e todos os papéis fundamentais como documentos do imóvel e do vendedor, o contrato e a escritura.

Perfil

Quem compra estas casas tem o desejo de mudança de vida e, principalmente, preocupação com a sustentabilidade. Este primeiro fator atrai em suma fotógrafos, publicitários, artistas plásticos, no geral, pessoas que se preocupam com a preservação da natureza e tem um perfil “artístico”. Também há os interessados no controle de gastos que essa opção pode oferecer.

E aí, se interessou por essa inovação? Participe e dê sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.