Como instalar um aquário para peixe Betta

Pessoal, dessa vez mostro como é simples fazer a instalação e os primeiros cuidados de um aquário com um peixe Betta. Ao lado dos cães e gatos, cada vez mais os peixes têm conquistado os lares dos brasileiros. Eles estão em segundo lugar na preferência e já somam mais de 26 milhões nadando nos aquários, ficando atrás apenas dos cachorros.

Estudos já comprovaram os benefícios de se ter um aquário em casa. Peixes são ótimos animais de estimação: não precisam de passeios, são relativamente fáceis de cuidar e ainda ajudam a combater o stress e a ansiedade. Segundo especialistas, observar um aquário reduz a pressão arterial e os batimentos cardíacos.

Devido à sua exuberância e beleza, o peixe Betta, também conhecido como Betta splendens, está entre os peixes de estimação mais famosos do mundo, pois exigem menos cuidados e são incrivelmente resistentes. Encantam adultos e crianças, além de serem decorativos. Exuberantes, exibem-se por meio de diferentes cores. Entre os amantes do aquarismo, não há outro peixe que ocupe tamanha posição de destaque.

O peixe Betta apresenta características bastante peculiares, como o fato de possuírem um intestino curto e de serem carnívoros. Aceitam desde alimentos vivos, como artêmias, dáfnias, larvas de mosquito, enquitreia e larvas de drosófila, até rações específicas e alimentos in natura ou processados, como carne ou coração raspado, camarão, patês e outros alimentos com proteínas elevadas.

É importante oferecer um alimento que atenda todas as suas necessidades, garantindo uma maior qualidade de vida. Recomenda-se alimentá-lo entre 2 a 3 vezes ao dia, sempre com ração própria para sua espécie, que pode ser facilmente encontrada em qualquer pet shop. Também é importante não superalimentar o peixe. Caso ele não coma tudo, retire o que sobrou: o resto de alimento no aquário pode se transformar em fungo, adoecendo o animal e podendo até mesmo matá-lo.

Territorialista e cheio de personalidade, do tipo casca grossa e valentão, o Betta tem comportamento extremamente agressivo com peixes de sua espécie, o que lhe confere o apelido de “peixe de briga”. Por isso, devem ser criados separadamente. O uso do espelho duas vezes por semana durante aproximadamente 1 minuto faz com que permaneça sempre ativo e saudável. Ao ver seu reflexo no espelho ele pensa ser um oponente querendo se apossar do seu “território”, por isso ele abre as barbatanas e fica ainda mais bonito zangado.

Curiosidades sobre o Betta

  • Na verdade, existem 65 espécies de peixes classificados como “Betta” e podem ser encontrados em mais de 25 diferentes cores e padrões.
  • Em 1800 na China, eram criados para lutar. Até hoje ,na Tailândia, eles apostam para ver qual deles ganha. Durante uma briga, o Beta fica com sua coloração bastante intensa.
  • Conseguem respirar ar. Eles têm um órgão exclusivo chamado labirinto que permite respirar ar. Por causa disso podem realmente se afogar se não tiverem acesso à superfície da água.
  • Normalmente vivem 2-3 anos, mas há alguns casos de bettas com mais de 10 anos de idade.
  • Conseguem ficar até quatro dias sem comer e até quatro horas fora d’água.
  • É o macho que cria os alevinos (filhotes), não a fêmea.
  • São muito inteligentes. Você pode treinar seu peixe betta para passar por aros, e até mesmo tocar sinos para pedir alimentos.

O que está esperando, já comprou o seu? Recomendo!

Assistam ao vídeo:

Pessoal, criei uma vaquinha para arrecadar cerca de 50% do valor de uma filmadora handycam com objetivo de substituir minha câmera que quebrou essa semana. Ajudar sempre foi meu lema em meu canal no YouTube e agora estou precisando da ajuda de vocês para continuar esse projeto. Façam sua doação de qualquer valor clicando no link http://vaka.me/479818

Você quer uma câmera para captar as imagens dos seus passeios e aventuras? Recomendo a EKEN H9/H9R que você poderá comprar ela pelo link http://goo.gl/kdDLgi diretamente da GearBest e sem intermediários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.