Conheça a história do Windows

MS-DOS

Com o lançamento do Windows 8 a Microsoft muda radicalmente a forma como usamos o computador. Além disso ela traz a experiência de usar a mesma interface e os mesmos programas tanto em um computador como em um tablet ou smartphone. Motivado por essa grande mudança, resolvi escrever este pequeno artigo com uma história resumida do Windows.

Tudo começou em 1980 quando a Microsoft lançou o MS-DOS, sistema operacional para computadores compatíveis com o padrão IBM/PC (ou seja, nossos computadores de hoje em dia). O MS-DOS era conhecido pela sua tela preta com o prompt de comando c:\, que logo se tornou o padrão da indústria de computadores.

Windows 1.0

Windows 1.0

A primeira versão do Windows foi lançada em 20 de novembro de 1985. O nome do software era Interface Manager, mas a Microsoft alterou para Windows porque ajudar a descrever melhor as “caixas” do sistema. O Windows 1.0 tinha suporte ao mouse e a barras de rolagem. Também vinha com a um aplicativo de desenhos, a uma calculadora e alguns aplicativos a mais.

Windows 2.0

Windows 2.0

Em 09 de dezembro de 1987, a Microsoft lançou a segunda versão do Windows. O Windows 2.0 tinha ícones na área de trabalho, melhor processamento gráfico e mais capacidade de gerenciamento de memória. O sistema operacional era perfeito para os computadores com processador Intel 286 e 386 e foi a primeira versão a oferecer o Painel de Controle.

Windows 3.0

Windows 3.0

O Windows 3.0 foi lançado em 22 de maio de 1990. A Microsoft vendeu mais de 10 milhões de cópias do Windows 3.0 em dois anos, mostrando o sucesso que foi na época. A versão 3.0 foi a primeira a receber suporte para impressoras e ao gerenciador de tarefas. Também foi a responsável pelo início da popularização do computador para o público leigo, ou seja, para quem não era especialista em informática.

Windows NT 3.0

Windows NT 3.0

A Microsoft lançou a primeira versão do Windows NT em 1993. Esta versão do Windows tinha como foco os sistemas corporativos. Este foi o primeiro Windows a suportar aplicações em 32-bits. Visualmente ele possuía a mesma aparência do Windows 3.0, e por isso ele foi chamado de Windows NT 3.0.

Windows 95

Windows 95

A Microsoft lançou o Windows 95 em 24 de agosto de 1995. A empresa vendeu mais de sete milhões de cópias desta versão do Windows em cinco semanas. O sucesso era explicado: com o aparecimento do menu iniciar e com funções para maximizar e minimizar janelas, a sua interface era mais intuitiva e fácil de usar.

O Windows 95 também tinha melhor estabilidade e suporte a programas de 32 bits. Além disso, o Windows 95 suportava nativamente os fax modems e a jogos com recursos gráficos. Ele também já vinha com um gerenciador de e-mails e um navegador de internet (o Internet Explorer).

Windows NT 4.0

Windows NT 4.0

Em 29 de Julho de 1996 a Microsoft lança o Windows NT 4.0. Além de melhorias no interior do sistema, a versão 4.0 do sistema operacional voltado para empresas tinha o visual do Windows 95, e começava a compartilhar aplicativos com o mesmo.

Windows 98

Windows 98

O Windows 98 foi lançado pela Microsoft em 25 de Junho de 1998. Além da total integração com a internet, o Windows 98 contava com suporte aos dispositivos com conexão USB, além de algumas mudanças de visual e compatibilidade com leitores de DVD e a outros hardwares.

Windows 2000

Windows 2000

O Windows 2000 foi lançado em 17 de fevereiro de 2000. Ele foi lançado para substituir o Windows NT 4.0, e foi direcionado para os usuários corporativos. Esta versão contava com suporte aos recursos de computação móvel, além do visual bastante semelhante ao Windows 98. A versão Windows 2000 Professional agradou também aos usuários domésticos avançados, que também o adotaram como sistema operacional.

Windows Millennium Edition

Windows Me

Também conhecido como Windows Me, ele foi lançado em 14 de Setembro de 2000 e tinha como missão substituir o Windows 98, mas não obteve sucesso devido aos constantes problemas de travamento, além de ser bem mais lento que o seu antecessor.

O Windows Me possuía enfoque em vídeo, música e entretenimento, além do organizador de documentos do Media Player para ajudar a listar e reproduzir os arquivos. Esta foi a primeira versão a oferecer funções para restauração do sistema, a ter um assistente de criação de redes domésticas e a incluir o Windows Movie Maker (para a edição de vídeos).

Windows XP

Windows XP

O Windows XP foi lançado em 25 de outubro de 2001 e tinha como principal missão a unificação dos sistemas domésticos e corporativos. Podemos dizer que ele é a unificação do Windows Me do Windows 2000 em um único sistema operacional.

O Windows XP era totalmente em 32 bits, possuía enfoque na estabilidade do sistema e no bom desempenho. Também teve uma repaginada no visual. Esta foi uma das versões de maior sucesso da Microsoft. O Windows XP ganhou diferentes versões de 64 bits, media center e para tablets PC. Até hoje ela ainda é muito usada, principalmente nas empresas e em computadores mais antigos.

Windows Vista

Windows Vista

Em 30 de Janeiro de 2007 a Microsoft lança oficialmente o Windows Vista. Ele tinha uma interface gráfica mais avançada, com opções de personalização das janelas, visual translúcido e o botão Iniciar arredondado. Ele mais lento e pesado para os computadores da época, o que gerou muita insatisfação e crítica dos usuários. Ficou conhecido como uma das piores versões do Windows, ao lado do Windows Me.

Windows 7

Windows 7

No dia 22 de outubro de 2009 o Windows 7 é lançado pela Microsoft. Sendo bem mais leve do que o Windows Vista, o Windows 7 conquistou rapidamente os usuários. A interface Aero (introduzida na versão anterior) estava mais leve, e o sistema operacional consumia menos memória RAM. A nova barra de tarefas exibe a miniatura dos programas que rodam em segundo plano.

O Windows 7 apresentou novas funções de compartilhamento de arquivos em uma rede doméstica, novos recursos de segurança, gerenciador de redes sem fio, suporte aos monitores sensíveis ao toque e envio de arquivos de música e vídeo para a TV por meio de conexão sem fio.

Windows 8

Windows 8

O Windows 8 é mais uma grande mudança que a Microsoft faz em seu sistema operacional. Ele conta a interface Metro (agora chamada de Modern UI) e perde o menu Iniciar, uma mudança radical como a que aconteceu com o Windows 95. O visual foi planejado para manter a mesma experiência de uso em computadores e tablets.

O Windows 8 também conta com a Windows Store, uma loja online de aplicativos para seu computador, que funciona de forma semelhante a App Store, da Apple, ou ao Google Play. Também tem suporte nativo ao armazenamento de arquivos na nuvem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.