Dicas valiosas para melhorar o desempenho da sua motocicleta de baixa cilindrada

Bom pessoal, vendo muita gente querendo melhorar a performance da sua moto Yamaha equipada com o motor de 150cc atual, ou seja, XTZ 150 Crosser, Fazer 150 e Factor 150. Aproveitei a resposta que dei para uma dessas dúvidas em um grupo no Facebook para escrever esse artigo com informações mais detalhadas. Essas dicas também servem para outras motos, sejam da Yamaha ou outros fabricantes como a Honda, já que é meio que uma receita básica gastando pouco dinheiro.

Você vai conseguir uma melhora na performance da sua moto usando um filtro de ar esportivo, mas não esses genéricos redondos a venda no mercado e que são um verdadeiro risco para a saúde do motor da sua companheira de duas rodas. Recomendo a utilização de filtros de ar inbox de grandes fabricantes. Recomendo os filtros de ar esportivos da Inflow, que usei na Crosser por ter sentido uma melhora no desempenho testando na prática quando viajei daqui da cidade do Rio para a cidade de São Paulo. Não vai deixar sua moto um foguete mas você vai sentir uma pequena melhora no desempenho, com uma aceleração mais suave e linear, o motor em giro menor e se andar de boa também vai ter uma melhora no consumo de combustível. Nada muito astronômico mas a moto vai ficar gostosa de andar. Lembro que o restante da minha Crosser estava toda original.

Nesse primeiro vídeo está o unboxing do filtro, recomendo que assistam para verem a qualidade de construção do filtro de ar esportivo da Inflow, fica claro que ele segue os mesmo padrão do filtro original, ou seja, a instalação é exatamente como o original, totalmente plug and play.

Já nesse segundo vídeo de instalação do filtro Inflow na Crosser você pode ver que a instalação e exatamente igual ao original, independente do modelo da sua moto, isso porque a Inflow utiliza a carcaça original e isso por si só garante qualidade e perfeita vedação do sistema de admissão de ar da sua moto.

Uma informação importante é sobre a vela de iridium. Vela de iridium para motos de baixa cilindrada com a nossa gasolina é balela, não melhora o desempenho, para nossas pequenas motos a única vantagem é a maior durabilidade em comparação com a ela comum. Quem disser que teve melhora é porque a vela que já estava na moto já estava precisando ser trocada, aí qualquer vela nova traria uma melhora no desempenho. Mas se você fizer uma pequena preparação remapeando a injeção, escape e o filtro de ar esportivos, aí a vela vai ajudar a melhorar o desempenho, mas ela por si só sem um remapeamento da injeção não traz melhorias.

Outro item que certamente traz melhorias de desempenho é um escapamento esportivo bem dimensionado. Mas esqueçam esses escapamentos estraladores baratos, ou só o cano, que só servem para fazer barulho, e que inclusive ajudam a diminuir o desempenho da moto. Um bom escapamento feito por especialista e bem dimensionado para sua moto vai sim trazer uma melhora no desempenho da sua moto, junto com o filtro esportivo como o da Inflow já trará melhoras significativas de perceber, mas prepare o bolso porque um bom escape dimensionado não é uma coisa barata.

Gastando pouco você consegue melhorar o desempenho e o consumo da sua moto.

Eu recomendo fortemente que a primeira coisa que se faça é a troca do filtro de ar original da sua moto por um esportivo inbox (inbox significa ser no mesmo formato do original, sem adaptações e totalmente plug and play), em especial o da Inflow porque eu já testei na prática tanto no meu carro quanto na minha moto e gostei bastante dos resultados positivos que tive. Além de ser um investimento baixo que qualquer pessoa pode fazer e que traz resultados reais, inclusive economia de combustível.

Você poderá encontrar os filtros de ar esportivos da Inflow para motos apenas no seguinte vendedor do Mercado Livre https://www.mercadolivre.com.br/perfil/CZFFKN, já para carros você encontra diretamente do site da Inflow https://filtrosinflow.com.br/.

Com o filtro de ar da INflow você melhora o desempenho gastando pouco dinheiro.

Depois, caso você queria mais desempenho vai precisar de um bolso mais generoso porque o próximo passo seria um escape esportivo bem dimensionado, mas essa modificação pode trazer problemas porque fará a troca do escapamento original e sua moto poderá ser apreendida em blitz. Por último, e com um custo muito elevado, que leva a pensar se realmente vale a pena fazer esse gasto tão alto, é a hora de fazer um remapeamento em todo sistema de injeção eletrônica e, nesse caso, junto com a vela de iridium para aproveitar toda essas modificações.

Bom, espero que possa ter ajudado vocês com essa dúvida. Você quer uma câmera para captar as imagens dos seus passeios e aventuras? Recomendo a EKEN H9/H9R que você poderá comprar ela pelo link https://bit.ly/2vOecT4 diretamente da GearBest sem intermediários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.