Freio e pneus sem câmara são os primeiros upgrades em uma moto pequena

Recentemente o Diego Souza, um inscrito do meu canal no Youtube, fez um pergunta muito interessante sobre o primeiro upgrade que ele queria fazer na moto dele. De certa forma me surpreendeu porque em primeiro lugar ele pensou em melhorar a segurança e o visual da moto ao mesmo tempo. Vamos a pergunta dele:

“Maclei, acabei de conhecer seu vlog e já to inscrito, curtindo e aprendendo muito. Valeu brother! Minha sugestão de vídeo: upgrade em motos. Tenho uma Factor 125 e o pneu é muito fino, quero colocar um mais largo pra ela. Algumas duvidas que surgiu nesta questão. Qual roda comprar, qual pneu, é só trocar as folhas da roda? E se o cubo estiver ruim? Compro roda nova de liga leve ou câmara, com freio a disco ou lona. Qual a roda e pneu mais largo que cabe neste modelo de moto. Esta é uma questão que tenho pra resolver agora, mas acredito que muita gente tem a mesma duvida sobre como melhorar, fazer um upgrade de moto. Valeu cara parabéns pelo vlog”, escreveu o Diego.

O kit de freio a disco é o primeiro upgrade a ser feito – Foto: Reprodução Internet

Apesar de já ter respondido ele vou aproveitar essa pergunta dele para ajudar quem tenha alguma dúvida parecida, independente da marca e do modelo moto. Vou dividir esse upgrade em duas etapas para que não pese muito no bolso.

Na primeira etapa o upgrade que recomendo é o do sistema de freio. Em motos que possuem freio a tambor na dianteira a simples mudança para o freio a disco já vai aumentar bastante o nível de segurança na hora de parar a moto. Na minha opinião, o freio a tambor na dianteira já deveria ter sido banido a muitos anos, mas infelizmente muitas fábricas ainda insistem em vender veículos inseguros para os brasileiros devido a baixa exigência dos seus consumidores.

E esse upgrade não é tão complicado e tem que ser o primeiro a ser feito. Em geral você vai encontrar nas lojas um kit já pronto com todas as peças necessárias, as mais importantes são: cubo da roda, bengala, pinça, pastilhas, mangote e burrinho de freio. Não custa caro, é possível parcelar e você terá uma moto muito mais segura!

Agora na segunda etapa é que os custos são mais altos. Usar pneu sem câmara é outro item muito importante para a segurança. Novamente não entendo porque as fábricas insistem em vender motocicletas que utilizem pneus com câmara, o perigo de furar o pneu em uma curva é alto e muito comum de acontecer, muitas vezes até em linha reta é chão na certa. Já com um pneu sem câmara isso não acontece, muitas vezes você roda semanas com um prego no pneu sem ele se esvaziar.

Pneus sem câmera é outro item muito importante para a segurança – Foto: Reprodução Internet

E para usar um pneu sem câmara é preciso de uma roda de liga leve já que as rodas raiadas deixam vazar o ar pelos raios. E isso eleva bastante o custo desta etapa, então o momento ideal para ser feito é quando for preciso trocar os pneus da moto. Em primeiro lugar você vai adquirir uma roda de liga leve que tenha suporte a pneus sem câmara, lembrando que a roda é para motos que tem freio a disco na dianteira (seu primeiro upgrade foi o freio).

Quanto ao pneu recomendo que sejam de um fabricante reconhecido, nada de fabriquetas, e que respeitem as medidas originais da sua moto. No caso do Diego, a Factor dele usa um pneu traseiro nas medidas 90/90-18, eu recomendo colocar um na medida 100/80-18, assim manterá a altura do pneu original e aumentar um pouco a largura, deixando um visual mais agradável, além de melhorar o comportamento ao fazer curvas. Tive uma Suzuki Yes que usava as mesmas medidas da Factor e ao colocar o pneu 100-80/18 na traseira melhorou muito o comportamento dela nas curvas.

Bom, pessoal, seguindo esses passos você irá fazer o mais importante upgrade, que é o da segurança, além de melhorar bastante o visual da sua moto, com planejamento e sem ter gastos desnecessários.

Há, ainda tem dúvidas? Assista ao vídeo que fiz sobre o assunto:

Até a próxima!

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