Google Nexus 7

A Google sempre lança aparelhos referência para as versões do Android, tanto para smartphones quanto para tablets. E cada aparelho linha Nexus (nome desta série) é fabricada por uns dos parceiros no desenvolvimento do seu sistema operacional para dispositivos móveis. E com o Nexus 7 a parceria foi feita com a Asus, que é quem fabrica o pequeno tablet.

O pequeno tablet Nexus 7 é a aposta da Google para ampliar a presença do Android no mercado. Custando apenas 199 dólares ele tem como missão combater o Kindle Fire, da Amazon, e o iPad, da Apple. Com um preço bastante convidativo, o gadget traz um hardware matador em comparação a outros modelos com tela de 7 polegadas. O hardware escolhido pela Asus é o Tegra 3, composto de um processador quad core de 1,3 GHz, GeForce ULP para os gráficos, NFC e a versão mais recente do Android, a 4.1 “Jelly Bean”.

Google Nexus 7

Medindo 19,8 cm de largura, 12,0 cm de altura e apenas 1,0 cm de espessura, o Nexus 7 merece elogios pela sua construção. Pesando somente 340 gramas, o tablet é bastante agradável de manusear. A textura traseira do gadget imita couro, a lateral, bastante rígida, aparenta ser de metal e a tela é envolvida por uma grande borda. A opção pela borda oferece uma área de toque confortável, evitando que as mãos acionem qualquer coisa. Os botões de controle de volume e para ligar/desligar o aparelho ficam na mesma lateral. Na parte inferior há um conector micro USB para recarga de bateria e transferência de arquivos com o PC.

O Nexus 7 não tem entrada para cartões micro SD. Por esse motivo, os 8 ou 16 GB de memória vão obrigar o usuário a confiar em serviços de armazenamento na nuvem. Isso pode ser um gargalo já que umas das principais funções de um tablet é o seu uso para visualização de conteúdo multimídia, e a pouca memória poderá atrapalhar um pouco.

Google Nexus 7

A arquitetura Tegra 3 roda sem nenhum problema o Android 4.1 Jelly Bean. Com 1 GB de memória RAM, o Nexus 7 não traz nenhum problema nas transições de telas. A GPU com 12 núcleos torna a execução de games e vídeos excelente. Mesmo que a tela de 7 polegadas pareça pequena, a resolução de 1.280 por 800 pixels e o ótimo brilho do painel IPS capacitivo garantem um bom resultado.

O Jelly Bean inaugura uma lógica muito importante para o Google. Com uma aposta que caminha na direção da Amazon e Apple, a Google Play se converteu a um centro de conteúdo completo. Além de aplicativos, os proprietários de Nexus 7 nos EUA podem adquirir revistas, todo o catálogo do Google Books (mais de 4 milhões de livros), filmes, séries e músicas (13 milhões de faixas).

Google Nexus 7

Um recurso do Jelly Bean que impressionou bastante foi o assistente de voz. Ao contrário de realizar buscas básicas, a Google optou por uma abordagem mais humana. É possível ativar alarmes, criar lembretes, realizar buscas, lançar aplicativos, tudo com um inglês simples e sem a necessidade de ativar comandos. Um simples “me leve ao supermercado” irá mostrar uma rota no Google Maps para o mercado mais próximo. O Google Now também possibilita que o usuário dite uma mensagem anotação para o tablet.

Google Nexus 7

O Nexus 7 possui compatibilidade om os formatos H.264, MPEG2, MPEG4, DivX, XviD HT e WMV. O tablet não possui saída HDMI, mas com o DLNA o usuário poderá usá-lo como central multimídia. A sua bateria aguenta aproximadamente 9 horas e 15 minutos de carga, o que poderá proporcionar boas horas de diversão.

Sem dúvida o Nexus 7 é uma boa opção para quem quer gastar pouco e adquirir um tablet de qualidade. Resta aguardar se o produto chegará ao Brasil, e se deve escapar dos altos impostos para manter o preço atraente. Outra dúvida é se o conteúdo da Google Play e recursos de voz do sistema estarão disponíveis por aqui e em nosso idioma.

One Comment on “Google Nexus 7”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.