Instalando e configurando o Kloxo

É permitido a reprodução deste tutorial desde que seja mantido o conteúdo intacto e seja citado o autor e o link para este tópico aqui do meu blog. Este texto foi publicado originalmente por mim neste link.

Instalando e Configurando o Kloxo

Sou iniciante no uso do Kloxo e do Linux, principalmente em ambiente de servidor via linha de comando, e tive muita dificuldade para efetuar uma configuração inicial no Kloxo. Por isso resolvi escrever este tutorial para ajudar a fazer uma configuração inicial básica.

Este tutorial tem como base um VPS utilizando o sistema operacional CentOS 5.5 x86 em uma instalação nova, mas também deverá funcionar em um servidor dedicado, tirando uma ou outra particularidade por causa da diferença entre eles.

Atualizando o CentOS

Inicialmente teremos que nos conectar ao servidor utilizando o SSH (um Telnet Seguro) e fazer uso da linha de comando. Para efetuar a conexão via SSH recomendo o Putty, um pequeno software para Windows que faz o feijão com arroz muito bem feito.

Como é uma instalação novinha, entregue praticamente “seca” pelo meu data center, o primeiro passo é efetuar uma atualização de todos os pacotes instalados. E no CentOS isso é fácil, basta digitar no SSH:

yum update

A lista dos repositórios de softwares será atualizada e depois será mostrada uma relação dos pacotes instalados e quantos necessitam de atualização. Responda com Y (sim) que ele irá baixar todas as atualizações e instalá-las automaticamente. Depois de concluído ele retornará automaticamente ao prompt do shell.

Instalação do Kloxo

Já existe um pequeno tutorial ensinando a instalar o Kloxo, que você poderá acessá-lo no link abaixo:

http://forum.lxcenter.org/index.php?t=msg&th=14910&start=0&

Depois de efetuar a instalação do Kloxo, volte aqui para prosseguir com o tutorial.

Primeiro Login

Bom, você já deve ter instalado o Kloxo seguindo o tutorial do link acima. Após isso abra o seu navegador preferido (Chrome, Firefox, Internet Explorer, Safari etc…) e digite na barra de endereço:

http://seuip:7778/

Troque seuip pelo IP do seu servidor. Você entrará na tela de login para acessar o Kloxo. Veja figura abaixo:

Login do Kloxo

O usuário a ser digitado é admin e a primeira senha também é admin. Clique no botão Login para entrar no Kloxo. Logo após efetuar o login será solicitado que a troca da senha, como é mostrado na figura abaixo. Digite a nova senha em Password e conforme em Confirm Password e clique no botão Update.

Mudando a Senha no Kloxo

Depois de trocada a senha ele irá para a tela principal do Kloxo, conforme figura abaixo. Você poderá ver que ele possui 3 formas de navegação: uma barra superior com alguns ícones, uma lateral que usa o formato de árvore e a parte central. Todas praticamente vão aos mesmos lugares, então basta você escolher a que mais gostar de usar.

Tela principal do Kloxo

Repare que após a troca da senha a página principal do Kloxo tem uma mensagem, que fica numa caixa de texto em uma cor rosa. Esta mensagem alerta para a configuração do Lxguard, que é um guardião do Kloxo contra ataques. Clique no link Click here to configure Lxguard para efetuar a configuração dele.

Surgirá a tela abaixo:

Configurando o LxGuard

Logo abaixo do texto explicativo, em inglês, encontram-se as opções que nos interessa. Na opção Disabe When This Many Wrong Attempts é para informar o máximo de tentativas de acesso simultâneas que um IP poderá fazer. Deixe com o valor padrão: 20.

Marque também a opção I Have Read About Lxguard And Understands What It Does para dizer que você aceita as configurações e que o Lxguard passe a funcionar.

Clique no botão Update para confirmar as alterações. Depois clique em Home (primeiro ícone da barra superior de ícones) que ele voltará para a tela principal do Kloxo, mas desta vez aparecerá a seguinte mensagem de erro:

Mensagem de erro na configuração do servidor de email

Desta vez ele vai reclamar que está faltando algumas configurações do servidor de e-mail. Clique em here to set it para configurá-lo. Caso esta mensagem não apareça, clique no ícone Server Mail Settings que se encontra na caixa Web & Mail & DB. Após, irá aparecer a seguinte tela:

Configuração do servidor de email

Preencha as opções conforme a tela abaixo:

Configuração do servidor de email

Em My Name preencha com mail.seudomínio, conforme está no exemplo da figura acima.

Marque as opções Enable Spamdyke (filtro antispam),  Enable Domainkey (para certificar que o e-mail pertence ao servidor) e Enable Virus Scan (antivírus).

Em Max Mail Attachment Size(bytes) é o tamanho máximo, em bytes, que o anexo poderá ter em um e-mail. Deixe padrão ou altere para um valor de sua preferência, como o que coloquei (5MB).

Em Queue Life Time é para informar o tempo em segundos que uma mensagem poderá ficar na fila para ser enviada. Deixe o valor padrão.

Em Max Smtp Instances você poderá informar a quantidade máxima de conexões SMTP simultâneas. Deixe em branco que fica o valor padrão.

E finalmente em Additional Smtp Port é a configuração de uma porta diferente para a conexão do servidor SMTP. Deixe em branco.

Clique no botão Update para efetuar as alterações. Depois clique na aba Spamdyke e marque a opção Enable Graylisting para que ele use as listas públicas onde contém informações de domínios e IP usados pelos spammers.

Configurar Spamdyke

Clique em Update para gravar a configuração. Clique em Home para irmos a página inicial, só que desta vez o Kloxo irá solicitar a mudança da porta do SSH, conforme figura abaixo. É fundamental para a segurança, pois assim dificulta a vida de quem quer invadir o servidor.

Mensagem de erro de mudança da porta do SSH

Clique em click here to change para efetuarmos a mudança da porta do SSH. Então abrirá a tela conforme a figura abaixo. Caso ele não solicite essa mudança, já que não existe uma ordem certa dessas “reclamações” dele, clique no ícone SSH Config que fica dentro da caixa Security.

Mudando porta do SSH

Vamos apenas mexer em SSH Port, onde você pode usar qualquer outra porta. Só tome cuidado para não utilizar uma porta que já é usada (como a do SMTP, a do Apache etc). Clique em Update para gravar a configuração.

Agora vamos a um ajuste fino por minha parte, que não é obrigado e nem necessário fazer. No menu lateral em formato de árvore, clique no sinal de “+” que há ao lado da opção Servers e depois no servidor Localhost, conforme mostra figura abaixo.

Selecionando servidor localhost

Depois, já na parte central do Kloxo, clique na aba Information, conforme mostra figura abaixo.

Selecionando aba Information

Agora vamos preencher algumas informações sobre o servidor. Veja a imagem abaixo com um exemplo.
Configurando FQDN Hostname

Em Verbose Description (to Identify) preencha com um nome que facilite você a identificar o servidor. Em FQDN Hostname preencha com o seu domínio, sem o www. Veja no exemplo como ficou. E a opção Load Threshold At Which Warning Is Sent (para lhe informar sobre problemas com a carga do servidor) pode deixar como está.

Agora basta clicar em Update para as alterações serem gravadas.

Agora estamos prontos para um passo muito importante, que é a configuração do servidor de DNS. Vamos criar um template que vai servir de base para todos os domínios que serão hospedados neste servidor.

Clique em Home para voltar para a página inicial do Kloxo. Na parte central, dentro do quadro Resources, clique em DNS Templates, conforme figura abaixo.

DNS Templates

Vai abrir uma tela igual a figura abaixo, já que não há nenhum template configurado. Clique na aba Add DNS Template para adicionarmos um template.

DNS Templates

Abrirá a tela da imagem abaixo, que já tem algumas configurações recomendadas. Vamos a elas.

Adicionando DNS Template

Em DNS Template Name informe um nome para o template. Em Web Ipaddress e em Mail Ipaddress é para informar o IP principal do seu site. Em Primary DNS o nome do servidor de DNS principal conforme está cadastrado onde você registrou o seu domínio. E em Secondary DNS é o mesmo, só que para o servidor de DNS secundário.

Clique em Add para gravar a configuração. Você voltará para a tela anterior e poderá conferir que o DNS template foi gravado corretamente, conforme mostra afigura abaixo. Mas precisamos fazer uma alteração. Clique no nome do template recém criado para efetuarmos essa alteração.

DNS Templates

Abrirá a tela igual a figura abaixo, onde é mostrado toda a configuração deste template de DNS. Mas repare que o campo ns1 e ns2 tem o mesmo IP. E o correto é que ambos tenham um IP diferente do outro. Como geralmente os VPS vem com 2 IP vamos aproveitar o segundo IP para corrigirmos isso.

Editando DNS Template

Clique em ns2 para abrir a tela conforme figura abaixo.

Editando DNS Template

Em Value informe o outro endereço IP do seu servidor. Depois clique em Update para gravar a configuração. O Kloxo voltará para a tela anterior e você poderá reparar que o IP do ns2 agora está diferente do ns1.

Agora que o DNS já está configurado poderemos criar o domínio principal do seu servidor nele. Clique em Home para voltar para a página principal do Kloxo e em Resources clique em Add Domain, conforme mostra a figura abaixo.

Adicionando Domínio

Abrirá a tela conforme a figura abaixo. Preencha os dados solicitados.

Adicionando Domínio

Em Domain Name preencha com o domínio do seu site, sem o www, como por exemplo meudominio.com.br. Em Document Root deixe em branco que o Kloxo irá preencher automaticamente e de forma padrão. E marque ou desmarque as opções Enable Ssl (habilitar o domínio a usar SSL), Enable Statistics (habilitar as estatíticas), Enable Cgi (permitir o uso de scripts CGI) e Enable Php (permitir o uso da linguagem PHP) conforme a sua preferência.

Depois de tudo configurado clique em Add para que o Kloxo efetue a criação da conta do domínio e os apontamentos do DNS para o site. Agora basta você efetuar as alterações onde você efetuou o registro do seu domínio e esperar a propagação desta alteração (de 30 minutos a 3 dias).

Após o Kloxo efetuar o cadastramento do domínio ele voltará para a mesma tela. Rolando ela até o final você poderá ver o seu domínio criado, conforme mostra a figura abaixo.

Listagem de domínios

Finalizando

Após todas as configurações terem sido feitas pode ser necessário efetuar um reboot no servidor. Por via das dúvidas faça um reboot para garantir que todos os serviços sejam carregados com todas as configurações que foram feitas.

Espero que gostem deste tutorial, e que possa ajudar aos iniciantes como eu, que tive muitas dificuldades para conseguir fazer uma configuração básica do Kloxo.

36 Comments on “Instalando e configurando o Kloxo”

  1. Renato, obrigado pelo aviso. As imagens estão arquivadas no Imageshack, que retirou todo o acesso direto a elas recentemente. Vou providenciar outro lugar para hospedá-las, talvez aqui mesmo no blog, e recolocá-las no site.

    Mas o texto já dá para orientar a efetuar as configurações do Kloxo.

  2. para ver as imagens basta criar uma conta no Imageshack e dar um refresh na página.
    é simples. eu apenas li o que a imagem manda fazer. Aí nem precisa trocar as imagens não.
    espero ter ajudado

  3. Olá amigos, fiz a configuração dos DNS, mais tipo. Vou no meu provedor e não consigo adcionar os DNS. sera pq ?

  4. eu segui os passos que você passou mas na hora de transferir meu dominio do godaddy aparece a seguinte msg: Nameserver not registered.

  5. Primeiro você configurar tudo no Kloxo, seguindo cuidadosamente o tutorial acima, e depois você vai no GoDaddy para apontar o DNS do seu domínio para o servidor com o Kloxo. Se não funcionar, você pode reiniciar os serviços httpd e named.

  6. Olá Maclei.

    Fiz todo o procedimento e o kloxo funcionou “normal”, mas ao tentar instalar o wordpress em uma conta: http://www.milefeast.com não tenho acesso ao instalador do wp. Apresenta uma página do kloxo. O mesmo acontece com o domínio principal(admin.) wwww.leandroangelo.com.br
    Pode dar uma olhada e me dá uma dica?

  7. Obrigado Maclei pela dica. Mas já havia reiniciado o servidor e agora também somente o apache e permanece a mesma coisa.

  8. Verifique se todos os serviços estão funcionando e iniciando automaticamente junto com o VPS. Reinicie o BIND pois ele também pode dar esse problema. Alternativamente, dê uma pesquisada no fórum da LxCenter em forum.lxcenter.org, lá tem uma área da língua portuguesa.

  9. Experimente roda esses dois comandos via SSH:

    /script/fixweb

    e

    service httpd restart

    O primeiro corrige qualquer erro que tenha (geralmente erros iguais a esse que você está tendo) e o segundo reinicia o Apache.

  10. Valeu pela dica.

    Ao executar o segundo comando(reiniciar o httpd) recebi a informação que havia um erro e pedia para checar o DNS.

    Buscando uma solução, fui até Admin(home) na seção Domain, Default Domain:

    Defini o dominio princiapal como default domian, e está funcionando blz.

    Mais uma vez muito obrigado Maclei.

  11. Boas tardes,
    bom eu sou novo nestas andanças.
    Do que li sobre o kloxo pareceu-me muito bom, mas estou com uma dúvida.
    ao configurar o servidor contos e o kloxo o ip atribuido é o do PC.
    Mas para os DNS funcionarem é através do IP Publico? correcto?

  12. Ok,
    neste cenario:
    VMWAres centos: ip rede interna 10.10.0.1

    IP publico 87.xxx.xx.xxx

    Ao criar um dominio no Kloxo assume sempre o ip de rede interna.

    e fora da rede não acedo aos sites. (as portas para os servços estão abertas)

    e sinceramente não sei o ke estou a fazer mal.

  13. Olá amigo eu fiz todos os procedimentos, so que quando vou la no registro br para colocar os dns e colo salvar da o seguinte erro :

    ervidor DNS Master: Tempo esgotado
    Servidor DNS Slave 1: Tempo esgotado

    Oque posso para resolver , estou rodando num cloud server br com ips fixo validos eu estava rodando o cpanel so que me falarao que essa painel e gratuito e muito bom . poderia me ajudar? obrigado.

  14. Esse erro acontece quando alguma configuração relativa ao DNS não é feita. Refaça todo o tutorial seguindo atentamente todas as opções.

  15. Consegui resolver amigo rodei o comando :
    service named restart apos coloquei no registro.br para alterar o dns e funcionou agora estou com 2 problema, de email por exemplo : eu entro no webmail.dominio.com.br ai coloco meu email e senha e coloco para enviar email para hotmail o email chega na caixa de entrada verefiquei meu ip se está na blacklist ele nao está está 100% limpo . no email do gmail chega como spam e outros servidores chega na caixa de entrada normal.

    O 2 problema e que tou tentando configurar no outlook 2007 a porta de saida nao consigo conecta qual porta que e utilizada na instalação padrao? e como verefico no arquivo do servidor de email pelo programa Winscp ou putty?

  16. O DNS Reverso está configurado corretamente? E os registros SPF? Eles são necessários para que não exista problemas no envio de emails para outros servidores.

    Verifique se o seu provedor de internet está bloqueando o acesso à porta 25.

  17. ola , parabens pelo post ! gostaria de saber se e possivel criar um dns no kloxo usando apenas um ip? ou se existe alguma forma gratuita de fazer isso ? agradeço e bons posts !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.