Instale o Android no seu netbook!

Se você acompanha o mundo da tecnologia há algum tempo, com certeza já ouviu falar do Android, sistema operacional para dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Em sua quarta versão, o sistema operacional para mobiles da Google vem conquistando o público aos poucos, e o número de pessoas que utilizam o sistema cresce a cada dia.

Porém, nem todo mundo tem acesso a um celular com Android. Por isso, o projeto Androidx86 foi lançado. Com ele, você pode instalar o sistema operacional móvel em máquinas comuns, com foco especial para os netbooks.

Além de possibilitar que qualquer pessoa tenha acesso ao sistema operacional da Google, esse projeto também facilita a vida de quem deseja atualizar o Android para sua versão mais recente, mas tem receio de fazê-lo por não conhecer direito os recursos oferecidos pela última edição do sistema.

Ficou interessado na possibilidade de ter o Android rodando em seu computador ultraportátil? Então confira abaixo todos os passos necessários para instalar o sistema operacional no disco rígido, sem complicações.

Antes de começar

Para instalar o Android em um netbook, você vai precisar ter um pendrive bootável com o Androidx86 nele. Assim fica mais fácil instalar o sistema operacional móvel no disco rígido. Se o seu computador portátil possuir leitor de CD/DVD, é possível utilizar essas mídias no lugar do dispositivo de memória.

Utilize o link abaixo para baixar o Androidx86. É possível perceber que a lista de opções para download é relativamente grande, pois abrange diferentes fabricantes. Mesmo que a marca do seu ultraportátil não esteja na lista, é possível instalar o Android nele sem maiores problemas.

A melhor forma de descobrir qual a opção correta para o seu aparelho é buscando na internet pelo nome do netbook, seguido pelo termo Androidx86. Ou seja, se você possui um netbook Asus, por exemplo, é só escrever Asus XXXX Androidx86 no Google e investigar o que é dito por outras pessoas a respeito.

E o pendrive bootável?

Existem diversos aplicativos para a criação de dispositivos móveis que suportam boot. No artigo 6 programas para criar pendrives bootáveis, você encontra algumas das ferramentas do gênero mais utilizadas. É só escolher uma delas, instalar em um computador e seguir os passos necessários.

Procedimento de instalação

Agora que você tem um pendrive bootável, é hora de conectá-lo ao netbook escolhido e esperar até que o boot aconteça. Se tudo der certo, uma tela como a exibida na imagem abaixo será mostrada.

Atenção: para escolher um item na tela você deve utilizar as setas direcionais do seu teclado e pressionar a tecla Enter para confirmar uma ação.

Se você quiser testar o sistema operacional antes de instalá-lo efetivamente, pode escolher a opção Run Android-x86 without installation. Essa é uma forma bem eficaz de descobrir se os recursos oferecidos pelo sistema operacional podem ser utilizados sem problemas pelo computador ultraportátil.

Para realmente instalar o Android no disco rígido, selecione o item Install Android-x86 to harddisk. Na tela seguinte, é possível conferir os HDs, as partições e os dispositivos detectados pelo assistente de instalação.

Você pode selecionar um dos itens exibidos na lista ou criar/modificar as partições presentes no disco, selecionando a opção Create/Modify partitions mostrada na tela. Utilize a tecla direcional para baixo, a fim de escolher um item do menu, e pressione Enter para confirmar.

Vale lembrar que todo cuidado é pouco quando você está mexendo com as partições de um disco. Uma vez que você deleta uma das partes, não há mais como recuperar o conteúdo que estava nela. Por isso, fique bem atento quando executar esta etapa do processo.

Depois de escolher o pedaço do disco para onde os arquivos do Android serão copiados, é hora de eleger o sistema de arquivos desejado. Utilizando a tecla direcional para baixo, do teclado, selecione a opção ext3 e pressione Enter para prosseguir.

O passo seguinte é decidir se o gerenciador de boot GRUB será instalado. Caso você tenha a intenção de adicionar mais de um sistema operacional ao netbook, é altamente recomendável ter o GRUB em seu ultraportátil. A escolha da opção desejada pode ser feita com as setas direcionais do teclado. Para confirmar, pressione Enter.

Ao final da instalação do gerenciador de boot, uma mensagem é mostrada na tela, indicando se o processo foi finalizado com sucesso ou não. Caso tudo tenha saído como planejado, você pode rodar o Android, selecionando a opção Run Android-x86. Se você quiser reiniciar o computador antes de testar o sistema operacional da Google, é só escolher o item Reboot.

Agora que você já sabe como instalar o Android em um netbook, aproveite para conferir o que o sistema operacional tem para oferecer. O processo acima também pode ser realizado em uma máquina virtual. Uma facilidade a mais para quem não possui um ultraportátil em mãos ou não quer arriscar a instalação do sistema operacional da Google em uma máquina de verdade.

Fonte: Tecmundo.

Minha opinião: após ler a matéria pude tirar uma conclusão: “sem querer” a Google criou o maior concorrente ao Microsoft Windows! Com a sua facilidade de uso e flexibilização exemplar, não vejo dificuldade alguma em se utilizar o Android em um notebook ou desktop.

4 Comments on “Instale o Android no seu netbook!”

  1. Olá, bom dia!
    Eu tenho um netbook windows ce, e estou pensando em formata-lo pra android.
    Queria saber de vc, se eu formata-lo pra OS android, eu vou conseguir usar nele internet 3g?
    Aguardo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.