Intel desenvolve chip para tablet com Windows 8

A Intel está investindo pesado no mercado de dispositivos móveis e poderá fornecer o processador para o primeiro tablet com sistema Windows 8.

Segundo o site Cnet, os primeiros dispositivos com o sistema operacional da Microsoft devem surgir em novembro, quando o Windows 8 deverá debutar em sua versão final.

Tablet com Windows 8
Tablet com Windows 8

Embora já seja sabido que o Windows 8 irá rodar em processadores x86 (da Intel) e baseados na arquitetura ARM, as informações revelam que novembro é a data final para esses lançamentos e que muitos dos dispositivos terão um design diferente.

E para entrar de vez no mercado de dispositivos móveis, a Intel já prepara um novo chip Atom de codinome Clover Trail e que será o processador dedicado aos tablets.

Enquanto o chip Medfield, desenvolvido para smartphones, possui somente um núcleo, o Clover Trail foi desenhado com dois núcleos e, segundo a Intel, irá equipar mais de 20 modelos de tablets com sistema Windows 8.

Além disso, a principal diferença dos tablets com chip Intel é que os dispositivos poderão rodar com a versão padrão do Windows 8 e não a versão Windows 8 RT, que foi desenvolvida para rodar em aparelhos com arquitetura ARM.

Entre os problemas conhecidos do Windows 8 RT está a falta de compatibilidade com aplicações do Windows 7, bem como limitações para rodar browsers de terceiros como Firefox e Chrome.

O Clover Trail possui tecnologia de 32 nanômetros, mas a Intel já revelou que também trabalha em uma versão de 22nm chamada “Bay Trail” e que trará embutido redes 3G e 4G.

O Windows 8, por sua vez, será lançado em definitivo no segundo semestre de 2012. O sistema é a aposta da Microsoft para entrar no mercado de tablets. Até o momento, somente a Nokia confirmou que desenvolve um tablet para rodar com a nova plataforma.

Fonte: Info.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.