Perguntas e respostas sobre o Windows 8

Windows 8

O Windows 8 vai ser lançado oficialmente amanhã, dia 25, e começa a ser vendido no dia seguinte, assim como os notebooks, tablets e PCs de mesa equipados com ele. Esta é a mudança mais radical já feita pela Microsoft nos 26 anos de existência do Windows.

O motivo para esse movimento arriscado é claro. Enquanto o mercado de tablets cresce muito rapidamente, o mercado de computadores está estagnado. Com o Windows 8, a empresa tenta conquistar uma parcela do mercado de tablets, competindo diretamente com o iPad e com os tablets que rodam o sistema Android.

O Windows 8 tem a missão de unificar a experiência de uso dos computadores, tablets e também nos smartphones. Com o uso da mesma interface em todos os dispositivos, a tendência natural é que o usuário se sinta mais confortável em usar qualquer um dos equipamentos com o novo sistema operacional da Microsoft.

Confira abaixo algumas perguntas e respostas sobre o Windows 8.

Quais as diferenças entre o Windows 7 e o Windows 8?

A maior mudança está na interface gráfica, com um ambiente de trabalho completamente novo. Ele tem uma tela inicial com ícones chamados de tiles (azulejos) que representam aplicativos, fotos, documentos e outros itens. E esses ícones são funcionais, ou seja, exibem informações de cada aplicativo, como a previsão do tempo ou a cotação da bolsa de valores. Se o espaço na tela não for suficiente para exibir todos eles, ela pode ser rolada horizontalmente com os dedos em tablets e, em computadores sem tela sensível ao toque, através da “rodinha” presente nos mouses mais recentes.

A nova interface era inicialmente chamada de Metro, mas agora, por motivos não revelados, a Microsoft se refere a ela como Modern (moderna).

O que é charms?

A barra de charms (encantos) é uma barra de ferramentas que aparece à direita na tela. Ela oferece opções de configuração, busca e outras, que no Windows 7 ficavam no menu iniciar. Quando a barra de charms é exibida, surge um quadro com o relógio, um indicador da carga da bateria e outro que mostra a intensidade do sinal da conexão sem fio.

Para ativar a barra de charms em um tablet, é preciso deslizar o dedo na tela da direita para a esquerda. Já em um PC, o caminho mais prático é teclar Win+C (a tecla com o símbolo do Windows junto com a letra C). Outra opção, para o PC, é mover o cursor do mouse para um dos cantos à direita da tela.

Quais serão os benefícios do Windows 8 para usuários de computadores?

A promessa da Microsoft é que o computador vai iniciar mais rapidamente com o novo sistema. Os novos computadores são capazes de acordar do estado de espera em 2 segundos. Há também um antivírus básico, o Windows Defender, que entra em ação sempre que não houver outro software de segurança ativo, assim o computador nunca ficará desprotegido.

Além disso, o Windows 8 trabalha melhor com múltiplos monitores de resoluções diferentes. Isso é interessante, por exemplo, para quem usa um notebook e costuma acoplar um monitor externo a ele em casa ou no escritório.

Quais os recursos do Windows 7 que foram removidos no Windows 8?

O Windows Media Center não faz mais parte do sistema, mas vai ser oferecido como um download avulso. O Windows Media Player não vai trazer os codecs necessários para a exibição de filmes em DVD, mas também poderão ser instalados separadamente. O Windows DVD Maker foi eliminado do sistema. E os recursos da antiga interface Aero também foram elimitados.

Posso usar a interface do Windows 7 no Windows 8?

É possível abrir a interface clássica do Windows 7 no Windows 8. Ela aparece, sem o botão Iniciar, ao clicar no canto inferior esquerdo da tela, com formato similar ao menu iniciar, com configurações do sistema e outras opções.

É possível ter o menu iniciar no Windows 8?

O Windows 8 não tem menu iniciar. Pode-se assumir que a interface Metro é o menu iniciar. Mas quem sentir a falta do antigo menu iniciar tem a opção de adicioná-lo usando programas de terceiros. Os mais usados são: Pokki Start MenuClassic Start MenuSkip Metro Suite.

Os aplicativos do Windows 7 vão funcionar no Windows 8?

A maioria dos aplicativos do devem rodar sem problemas. Alguns aplicativos específicos, principalmente os mais antigos, podem ser incompatíveis com o novo sistema.

Já o Windows RT, edição para tablets com processador ARM, não roda aplicativos do Windows 7. Ele é compatível apenas com apps criados especialmente para a nova interface gráfica.

O que é Windows Store?

A Microsoft seguiu o exemplo de outras empresas e criou uma loja online de aplicativos para o Windows 8. A inauguração deve ser no dia do lançamento do Windows 8. Ela vai oferecer apps feitos para a nova interface Modern. Alguns serão gratuitos, enquanto outros serão pagos, com preços partindo de US$ 1,49.

Meu computador vai rodar o Windows 8?

O Windows 8 não possui grandes exigências de hardware. Ele requer um processador razoavelmente recente com frequência de pelo menos 1 GHz. Também exige 1 GB de memória RAM para a versão de 32 bits e 2 GB para a de 64 bits. Na prática, há outros requisitos que podem impossibilitar a instalação do sistema em computadores mais antigos, como placa gráfica compatível com DirectX 9 e WDDM 1.0. O ideal é que o PC tenha um processador mais potente e pelo menos 4 GB de memória RAM.

Quantas versões terá o Windows 8?

Serão quatro edições: Windows 8, Windows 8 Pro, Windows 8 Enterprise (para empresas) e Windows RT (para tablets com processador ARM). Também haverá versões de 32 e 64 bits. Se o computador e os aplicativos forem compatíveis com o sistema de 64 bits, é recomendável usar essa versão, que tende a ser mais estável e veloz que a de 32 bits.

Quanto vai custar o Windows 8?

A Microsoft ainda não divulgou o preço do Windows 8 no Brasil. Nos Estados Unidos, quem já tem Windows 7, Vista ou XP vai poder atualizar seu computador fazendo o download do Windows 8 por 39,99 dólares. Se a pessoa encomendar um DVD com o sistema no site da Microsoft, vai pagar 99,99 dólares, mas quem dispensar a mídia poderá fazer ai instalação através da internet e pagar apenas 69,99 dólares. E quem comprou um computador com Windows 7 depois de 2 de junho vai poder fazer a atualização, de forma online, por apenas 15 dólares.

Tem mais dúvidas?

Pergunte no campo de perguntas abaixo que eu ou outro especialista poderá lhe responder!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.