Pesquisa mostra supremacia esmagadora do Android

Android vs iPhone

O Android, sistema operacional da Google, desenvolvido para ser usado em dispositivos móveis, como smartphones e tablets, fechou o ano de 2012 com 68,4% de participação, contra 19,4% do iOS da Apple, uma vantagem esmagadora, segundo um estudo publicado nesta segunda-feira pela empresa Strategy Analytics. Ainda segundo a pesquisa, 92,1% dos smartphones vendidos no quarto trimestre de 2012 funcionam com o Android ou com o iOS, criando uma espécie de “duopólio” no mercado.

O Android registrou o maior crescimento no período: utilizado por vários fabricantes de smartphones, dos quais a Samsung lidera o mercado, viu quase duplicar em um ano o número de aparelhos que o usam, passando de 80,6 a 152,1 milhões de unidades vendidas, elevando sua parcela de mercado a 70,1% no último trimestre de 2012.

Fica claro que o Android é o líder indiscutível em volume do mercado de smartphones, mas o desafio para 2013 será defender sua liderança, e não só perante à Apple, como também a uma onda emergente de competidores sedentos por uma boa fatia neste valioso mercado, como a Microsoft e RIM.

A Microsoft redesenhou completamente seu sistema operacional Windows 8 Mobile com esperança de se tornar novamente uma opção viável no mercado de telefonia móvel. Já o Research in Motion (RIM), fabricante canadense do BlackBerry, arrisca sua sobrevivência com uma nova linha de telefones e um novo sistema operacional que será lançado ainda nesta semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.