Review da Hawkeye Firefly Q6, em português do Brasil

Bom, a HawKeye Firefly Q6 é uma câmera de ação de alta definição que tem me surpreendido diariamente pela qualidade dos vídeos gravados com ela e pelo seu formato bem diferente do tradicional permitindo o uso onde sua imaginação mandar!

Características

A Firefly Q6 tem, como principais características técnicas, um chipset Novatek 96660, sensor de imagem CMOS IMX078, lente com ângulo de 120 graus e grava vídeos nas resoluções 4K 24fps, 2.5K 30fps, 1080P 60fps e 720P 120fps, e fotos em 16M, 8M e 5M.

A câmera possui 4 LED’s brilhantes e bem chamativos e um pequeno display OLED de 0,7 polegadas que você vai usar basicamente para configurar a câmera e controlar as capturas de imagens. O sistema de menus pode parecer confuso no início, mas depois que você se acostumar vai achar ele muito fácil e intuitivo.

A câmera possui três opções de cores: preto, branco e amarelo. Por ser uma câmera pequena e perfeitamente portátil, ela pode ser usada de forma ocasional, como uma action cam normal, como câmera escondida, em filmagens aéreas com drones ou aeromodelismo, como também skate, bungee jumping, paraquedas, tiro esportivo e paintball.

A Firefly Q6 possui três opções de cores – Foto: Reprodução Internet

Uns dos pontos negativos dela é sua bateria. Ela não é removível e sua capacidade é baixa, de apenas 700mAH tem durabilidade estimada em 1 hora, usando a câmera na configuração padrão de fábrica, se usar com tudo no máximo o tempo de duração da bateria vai diminuir.

A Firefly Q6 pode ser configurada para gravar automaticamente quando estiver sendo alimentada pelo cabo mini-USB, o que é uma ótima ideia, assim a pode se usada como uma câmera veicular em seu carro.

Foto: Imagem capturada de filmagem feita durante o dia

Qualidade

Agora vem a parte boa e surpreendente da câmera. Por ser pequena ela é fácil de carregar de um lado para o outro você quer querer levar ela para todos os lugares, o pequeno protetor da lente é bastante útil e não atrapalha. Já a qualidade da imagem dos vídeos feitos com ela é surpreendente e faz ela bater de frente com câmeras mais famosas e caras.

Durante o dia, em ambiente aberto, não notei diferença entre a configuração padrão e com os ajustes que fiz. Já dentro de um ambiente não tão claro, como meu carro que tem películas bem escuras nos vidros, notei uma pequena granulação nos tons mais escuros usando a configuração padrão, mas nada de diferente de outras câmeras. Já usando a configuração personalizada que fiz a granulação fica mais suave e menos perceptível.

Foto: Imagem capturada de filmagem feita a noite

Já durante a noite, filmando de dentro do carro, também não notei muita diferença entre o modo padrão e com minhas configurações mais avançadas. As imagens ficaram bem dentro do aceitável em ruas com pouca iluminação.

Vocês repararam que não falei muito das fotos? Até hoje não usei uma câmera de ação que tivesse uma qualidade de foto que realmente valesse a pena, na minha opinião esse tipo de câmera foi feita para gravar vídeos. E a Firefly Q6 não foge a essa regra, com fotos iguais as das outras câmeras mais caras e famosas.

Recursos

A Firefly Q6 tem bons recursos, um dos meus favoritos é a estabilização giroscópica da imagem, que estabiliza muito bem o vídeo quando se está em movimento. Você também pode fazer time-lapse tanto em vídeo como em foto.

A câmera também tem o recurso de FPV. FPV é uma sigla em inglês que significa visão em primeira pessoa. É um termo usado para indicar que há uma câmera a bordo com um transmissor de vídeo em tempo real. Esse recurso é muito usado no aeromodelismo, onde o piloto tem a sensação de estar dentro do veículo. Usando um óculos ou um monitor é possível pilotar o modelo sem olhar para ele em terceira pessoa.

A Firefly Q6 é muito utilizada para FPV – Foto: Reprodução da Internet

Na minha opinião, o único recurso que falta nela é o suporte a microfone externo. Para quem faz vídeos com câmera no capacete esse é um recurso muito útil, mas na minha opinião esse seu formato diferente não é muito adequado para colocar no seu capacete.

Conclusão

A Firefly Q6 é uma câmera que foi aprovada em meus testes. Ela é pequena, muito leve, tem um estabilizador de imagem eficiente, faz vídeos com qualidade acima da média, em pé de igualdade com câmeras mais caras e famosas, além de ser bem discreta, desde que os chamativos 4 LED’s estejam desligados. Você vai querer levar a câmera para todos os lugares que for, vai querer filmar tudo e vai ficar satisfeito com a qualidade das suas gravações. Até mesmo em 4K ela faz bons vídeos.

Você poderá comprar sua câmera diretamente do site da GearBest, sem intermediários, clicando no link https://goo.gl/L1NmxT

Veja agora o vídeo de review, com vários exemplos de imagens capturadas pela câmera:

Especificações técnicas

Geral
Marcas: Hawkeye
Modelo: Q6
Tipo: Câmera esportiva de ação
Chipset: Novatek 96660
Sensor de imagem: CMOS IMX078

Armazenamento
Cartão de memória: TF/MicroSD Classe 10 ou superior
Capacidade: até 64GB

Tela
Tamanho: 0,7 polegadas
Tipo: OLED

Energia
Capacidade de Bateria (mAh): 700mAh
Voltagem: 5V 1A
Carregamento: USB pelo PC
Tempo de Funcionamento: 1 hora a 4K 24fps

Obturador
Lente: grande angular de 120 graus
ISO: Auto, ISO100, ISO1600 e ISO400

Video
Decodificar: H.264
Formato: MP4
Resolução: 1080P (1920 x 1080 60 e 30fps), 1440P (2560 x 1440 30fps), 4K (3840 x 2160 24fps), 720P (1280 x 720 120fps) e VGA (640 x 480 240fps)
Saída: HDMI

Foto
Formato: JPG
Resolução: 16, 8 e 5 megapixels

Funções
Gravação em Loop: sim
Tempo de gravação em Loop: 5 min
HDMI Output: sim
WDR: sim
Mostra data: sim
Conexões: Micro HDMI, Micro USB e Slot para cartão TF/MicroSD
Idioma: Inglês

Outros
Frequências: 50 Hz e 60Hz
Peso da câmera: 0,0410 kg
Tamanho da câmera: 7,20 x 3,40 x 1,70 cm (largura x altura x profundidade)
Peso do pacote: 0,1830 kg
Tamanho da Pacote: 12,00 x 8,50 x 8,00 cm (largura x altura x profundidade)
Conteúdo do Pacote: 1 x Câmera de Ação Hawkeye Firefly Q6 4K, 1 x Cabo USB (52cm), 1 x Cabo AV (24cm), 1 x Manual de Usuário em Inglês.

One Comment on “Review da Hawkeye Firefly Q6, em português do Brasil”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.