Revista Quatro Rodas elege o Toyota Etios como a melhor compra de 2013

Publicado originalmente no Etios Clube do Brasil.

Toyota Etios
Toyota Etios

No ranking do ano passado, ele ainda não estava entre nós. Mas desta vez, o hatchback que estreou no fim de 2012 começa bem. É a melhor opção na faixa entre 27000 e 30000 reais. Além do prestígio da marca Toyota, o trunfo do hatch produzido na nova fábrica de Sorocaba, interior de São Paulo, está no conjunto mecânico. Com motor 1.3 de comando duplo, 16 válvulas e 90 cv (etanol), ele se destaca diante dos rivais, a maioria 1.0, e portanto com bem menos fôlego que o Etios. O bom conjunto motor-câmbio, aliado ao baixo peso (menos de 1 tonelada), resulta em agilidade em saídas e retomadas. Sua suspensão é bem-acertada e os freios passam confiança. Outro ponto a favor é o seguro, de preço moderado. A cesta de peças está na média: supera um pouco a do Sandero, mas é mais barata que a do Fiesta Rocam. Destaque para as pastilhas de freio, que custam apenas 90 reais, uma pechincha.

Apesar de suas qualidades mecânicas, o pequeno Toyota só agora começa a engrenar em vendas, graças a algumas promoções. As maiores críticas recaem sobre o estilo (que é um ponto subjetivo) e sobre a qualidade de acabamento (objetivo). O material plástico do interior transmite sensação de despojamento e deixa claro que a meta era conceber um veículo de baixo custo. O quadro de instrumentos, no centro do painel, é muito simples. Idem para a alavanca do capô, que lembra um comando de afogador.

Nessa versão de entrada, o hatch vem com air bag duplo, mas não oferece itens como ABS e ar-condicionado. A direção não conta com assistência, as rodas aro 14 são de aço (com calotas) e o vidro traseiro não dispõe de limpador nem de desembaçador.

Para compensar, a garantia é de três anos e o custo de revisões é o mais baixo do grupo – e menor até que o de veículos de categoria inferior.

Fonte: Revista Quatro Rodas Especial de Junho.

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