Sistema de arrefecimento: dicas e cuidados importantes que você deve ter

Bom pessoal, a partir de hoje quando eu fizer vídeos informativos começarei a também publicar os textos no meu blog, assim quem prefere ler artigos, ou não consegue assistir os vídeos no trabalho, por exemplo, terá mais uma fonte de informação confiável.

O tema de hoje foi uma sugestão do meu seguidor Ubirajara Borges. Vamos ler o que ele escreveu no comentário de um dos meus vídeos: “Maclei continue assim, você é top! Irei te deixar uma dica para o próximo vídeo. Estou com uma dúvida: o liquido de arrefecimento do carro, eu devo trocar em quanto tempo? É normal colocar água sempre? Gostaria de saber apenas a dica não precisa demonstrar fisicamente, me passe apenas à sacada”.

Eu já o respondi, mas achei que as perguntas dele mereciam um artigo com dicas para vocês, além de ter acrescentado mais algumas dúvidas relativas a esse tema. Lembro que muitas dessas dicas também podem ser seguidas por quem tem motos com refrigeração líquida, já que o princípio de funcionamento é o mesmo.

Manutenção é fácil e muito importante para a durabilidade do motor – Foto: Reprodução Internet

Quando é para ser feita a troca do líquido de arrefecimento?

A recomendação ideal é que a troca seja feita anualmente, ou seja, uma vez por ano. Mas em uma situação mais próxima da nossa realidade é fazer troca no máximo a cada dois anos. Essa recomendação é tanto das fábricas quanto dos fabricantes dos aditivos. Sempre deve usar o aditivo na proporção recomendada, geralmente a mistura tem entre 40 e 60% de aditivo e o restante é de água.

É normal sempre colocar água para manter o nível do sistema?

Pode ser normal, principalmente se estiver usando apenas água, mas vai depender da quantidade e de quanto em quanto tempo é preciso completar. Mas o importante é NUNCA, vejam bem, NUNCA colocar apenas água quando for completar o nível e usar sempre aditivo na mistura recomendada. Para esses casos existe o aditivo já diluído, que já vem na proporção ideal entre aditivo e água, basta usar um desse da mesma marca do aditivo que está no seu carro, ou na sua moto, que não terá problemas.

Tem risco de aparecer vazamento ao fazer a limpeza?

Tem sim o risco de aparecer vazamentos após fazer a limpeza do sistema de arrefecimento, principalmente se o carro tem bastante tempo de vida e nunca foi feita uma limpeza e o líquido está bastante sujo. Isso acontece porque a sujeira, com um tempo, acaba tampando pequenos pontos de vazamento, e com a limpeza toda a sujeira é retirada e começa a vazar por esses pontos.

Vejam bem: o vazamento já existe e está camuflado, portanto a limpeza e o aditivo não fazem vazar, como muitos acham. Deixar sem fazer a limpeza para evitar que vazamentos apareçam é pior porque vai chegar a um momento em que os vazamentos vão abrir abruptamente e vazar toda água, e geralmente quando acontece isso acaba estourando o motor.

Vazamentos de água podem aparecer por descuido – Foto: Reprodução Internet

Então não tenha medo e faça a limpeza e use o aditivo, se aparecer vazamento agradeça porque será uma oportunidade para você consertar e evitar um prejuízo muito maior. Mas esteja ciente que poderá aparecer vazamentos caso a limpeza nunca tenha sido feita, nesses casos já é bom aproveitar e fazer a troca dos componentes (mangueiras, bomba d’água, conexões, válvula termostática etc).

O selante para radiador funciona?

Uma dica que pode ser um paliativo para esses casos é usar um produto chamado selante para radiador. O selante funciona da seguinte forma: ele fica circulando no sistema de arrefecimento e tampa pequenos vazamentos que por acaso apareçam. Ele é usado após a limpeza, junto com o aditivo. Eu usei por duas vezes o da Selante para Radiador da Koube, a mesma fabricante do Perfect Clean. O selante não é uma solução definitiva, mas pode ser usada para prevenção, tanto que usei no Palio e no Logan porque a limpeza nunca tinha sido feita pelos seus donos anteriores.

Lembro que manter o sistema de arrefecimento limpo e com aditivo na proporção certa é muito importante para manter o funcionamento do motor do seu carro, ou da sua moto, sempre em perfeito funcionamento, é uma manutenção muito simples de se fazer, mas que é muito negligenciada e suas consequências podem ser fatais para o motor do carro ou da moto.

Bom, pessoal, espero que vocês tenham gostado deste artigo de esclarecimento sobre a limpeza do radiador e de todo sistema de arrefecimento. Não se esqueçam de compartilhar o link deste artigo nas redes sociais para ajudar seus amigos que possuem carros e também para aqueles que possuem moto com refrigeração líquida.

Até o próximo artigo, tchau tchau!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.