Vale a pena hospedagem de site gratuita?

Como as hospedagens de sites gratuitas sobrevivem? Essa pergunta todos deveriam se fazer antes de optar por uma hospedagem de site gratuita. Não estou dizendo que o serviço não presta, estou apenas mostrando quais os problemas que essa escolha pode trazer.

É claro que nada nesse mundo é totalmente grátis. As empresas que oferecem hospedagem de site grátis normalmente ganham dinheiro de três formas: pela venda de publicidade, que será exibida obrigatoriamente em seu site ou blog, pela venda de serviços de suporte com recursos premium, ou pelos dois tipos em conjunto.

Normalmente o que acontece é que sempre que você tiver a necessidade de algum serviço que não está incluso no pacote gratuito você terá que pagar por esse serviço. Se você comparar os gastos, com o tempo irá perceber que está pagando mais caro do que se tivesse contratado um serviço de hospedagem de sites pago desde o início. Além disso, esse tipo de empresa pode sumir do dia para a noite e não dar qualquer tipo de satisfação.

Você deve estar se perguntando:

– Mas eu posso hospedar meu site ou blog numa empresa de hospedagem de site gratuita?

A resposta com certeza é sim. Você ainda poderá ganhar dinheiro na internet mantendo o seu site ou blog em uma hospedagem gratuita. Então por que é que preciso adquirir uma hospedagem de site paga?

A resposta é simples. A hospedagem de site paga oferece mais recursos e funcionalidades, melhor qualidade de serviços e mais segurança que a hospedagem grátis. Imagine colocar seu site ou blog em uma empresa de hospedagem gratuita e de um dia para o outro a empresa é fechada ou o serviço é descontinuado, como aconteceu com o serviço Geocities do Yahoo!? Você vai ver todo o seu trabalho ir por água abaixo! Mesmo que você possua um backup de todo o seu trabalho, você terá perdido seu endereço da internet, os links e apontamentos para ele, e todo o investimento que você fez para divulgá-lo. Você terá que iniciar tudo de novo em outro hospedeiro.

Outra situação que pode ocorrer é seu site ou blog poderá ficar fora do ar e você não vai conseguir contato com o suporte técnico para solucionar o problema!

Analisando os prós e contras você vai chegar a conclusão que mais vale realizar um pequeno investimento em um pacote de hospedagem de site paga e ficar tranquilo, do que arriscar a colocar seu site ou blog em uma hospedagem gratuita e perder tudo de uma hora para outra.

Uma vez que você vai ter todo o trabalho de criar, gerir e manter seu site ou blog, o melhor que você pode fazer é colocá-lo nas mãos de quem estará sempre disponível para ajudá-lo.

E se você está procurando um provedor de hospedagem para você hospedar o seu site ou blog, recomendo a Essencial Host. O serviço é estável e o atendimento é na medida. Acesse o link http://www.essencialhost.com.br/hospedagem.php e confira os planos de hospedagem de sites que eles possuem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.