Em novembro do ano passado publiquei aqui um artigo divulgando o lançamento do Novo Santana 2013 para o mercado chinês, modelo desenvolvido na Alemanha para os mercados emergentes.
Na época havia rumores de que ele poderia ser lançado no Brasil. Pois bem, agora está confirmado: o Novo Santana vai ser lançado no Brasil no último trimestre deste ano, já como modelo 2014! Ele terá preço em torno de 40 mil reais para a sua versão de entrada.
O Novo Santana disputará, no Brasil, o segmento de mercado de sedãs compactos com espaço de sedãs médios, também chamados de sedãs esticados, que possui carros como o Nissan Versa, Chevrolet Cobalt e Renault Logan.
Segundo os testes que estão sendo feitos por diversas publicações nacionais, o novo carro apresenta suspensão com ajuste que privilegia o conforto, mantendo o esquema McPherson na dianteira e de eixo de torção na traseira.
O motor do Santana brasileiro será o 1.6 EA 211, o mesmo do Fox, Gol e Polo. Ele poderá ser acoplado com uma caixa de marchas manual de cinco velocidades ou com transmissão automática de seis. Alguns testes indicaram que o Santana 1.6 automático ressente-se de um motor mais potente, principalmente em subidas de serra, mas o efeito que é parcialmente minimizado pela opção “S” (Sport) de condução. O consumo médio de combustível na estrada ficou em 10 Km/l, segundo dados do computador de bordo.
O Novo Santana 2014 terá um entre-eixos de 2,60 metros, que contribuirá para um bom espaço interno e que vai ajudar a deixar o porta-malas com 480 litros de capacidade, sendo ele 20 litros a mais do que o Nissan Versa e 83 litros menor do que o Chevrolet Cobalt.
O carro foi desenvolvido na Alemanha com a colaboração de designers brasileiros e chineses, sendo o primeiro carro a adotar a nova plataforma A-Entry da Volkswagen, destinada aos novos carros de entrada da Volkswagen do Brasil. O projeto do carro, apesar de muito focado no baixo custo, revela essencialmente um Volkswagen, com linhas que lembram bastante o Jetta, o que não é surpresa pois uma das metas estabelecidas pela fábrica alemã foi de criar uma versão simplificada do Jetta.
Interior
O interior do Novo Santana mostra um acabamento interno caprichado, superior, inclusive, ao Polo Sedã, modelo que ele vai aposentar no Brasil, adotando volante, painel e comandos de ar-condicionado de outros carros da marca para favorecer a escala de produção e reduzir os custos.
Conclusão
O Novo Santana 2014, com o preço na casa dos 40 mil reais, ressuscita um nome familiar ao brasileiro para disputar um segmento de mercado menos sofisticado do que a versão anterior disputava. Mas suas características em termos de estilo, acabamento interno e mecânica evidenciam que a montadora alemã não quer ser apenas uma coadjuvante no segmento, trata-se de um carro com credenciais para liderar esse segmento de mercado no Brasil.
Pessoalmente não vejo com bons olhos a escolha do nome Santana, o correto seria continuar a usar o nome Polo, mas por questões mercadológicas a escolha foi acertada pois o Polo nunca foi bem visto pelos consumidores brasileiros, e injustamente por ser um carro com qualidade acima dos concorrentes nacionais, então nada mais do que ressuscitar um nome de sucesso e bem visto pelos brasileiros.
Fotos do exterior da versão básica:
Fotos do interior da versão básica:
Com informações de Car Blog.