Volkswagen up! recebe nota “A” do Inmetro e terá câmbio automatizado I-Motion

Ainda falta duas semanas para o lançamento do Volkswagen up! no Brasil, mas já é possível ter uma ideia de como ele é grandioso para a Volks, apesar de seus 3,70 m de comprimento (estimados). E isso vai muito além das cinco estrelas que ele recebeu no Latin NCAP e da classificação “A” no programa de etiquetagem do Inmetro.

Desde 2008, quando lançou o Gol atual, a Volkswagen não tem um lançamento tão importante. Ao que tudo indica, o up! terá um posicionamento de mercado mais amplo que o do Gol, com versões equipadas apenas com o que a lei manda, e outras que visam agradar quem busca um carro compacto com certo conforto. Não à toa, terá, inclusive, versões I-Motion, com câmbio automatizado ASG – que devem ser introduzidas mais tarde.

Volkswagen up! recebe nota “A” do Inmetro e terá câmbio automatizado I-Motion
Volkswagen up! recebe nota “A” do Inmetro e terá câmbio automatizado I-Motion

As versões serão as seguintes: Take, Move e High, além das séries especiais Black e White (fotos). A Take terá entre os equipamentos de série apenas o essencial determinado por lei, enquanto a intermediária Move terá algo mais e algum apelo estético – como parte do painel pintada na cor da carroceria. Apenas estas duas versões terão opção de carroceria duas portas, enquanto apenas a Move e a High terão opção de câmbio I-Motion – sim, haverá up! Move 2p I-Motion. Para a versão High ficam reservados equipamentos como rodas de liga leve aro 15 (aço aro 14 será standard), sensor de estacionamento, repetidores de seta nos retrovisores, bancos revestidos em couro, navegador GPS e faróis e lanterna de neblina, por exemplo.

A presença de câmbio I-Motion é boa notícia: significa que o câmbio manual de 5 marchas é o MQ200, usado pelos carros 1.6 da Volkswagen e um dos melhores entre os carros nacionais. No up! ele trabalhará em conjunto com um motor 1.0 12v de três cilindros que gera até 82 cavalos com álcool, e que não tem tanto apetite. Segundo o Inmetro, com álcool o up! consegue percorrer 9,1 km/litro na cidade e 9,9 km/l na estrada. Com gasolina passa a 13,2 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada. A direção eletro-hidráulica Servotronic ajuda a aliviar o motor.

Com lançamento marcado para o próximo dia 4 e 5 de fevereiro, o Volkswagen up! estará disponível nas cores preto ninja, branco cristal, vermelho flash, prata lunar, prata sirius, vermelho opera, amarelo saturno, azul night, prata egito e cinza quartzo. É esperada garantia integral de 3 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.